a bia praça é...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Quando eu crescer quero ser (não muito)Alta! -Pesquisa sobre Ortopedia

1-É verdade que a cada geração ficamos mais altos?

Sim, principalmente nos países desenvolvidos. Apesar do crescimento ser limitado pela genética, há outros fatores que nos trazem centímetros a mais. Um deles é o consumo de cálcio e proteínas em excesso provenientes principalmente de pães, massas, carnes, ovos e peixes que estimulam a produção de células dos tecidos ósseos e musculares do corpo, acelerando o crescimento. Outro fator é a prática de exercícios físicos de alongamento em nossa fase de crescimento. Eles estimulam o desenvolvimento dos ossos e músculos, favorecendo ao crescimento.

Em muitas cidades brasileiras tornou-se comum ver filhos maiores que os pais. O pediatra Sidney Brandão, da Universidade Estadual de Campinas, comprovou um aumento médio de três centímetros por década. Ou seja, hoje em dia baixinha é a avó.

2-Mariana Feliciana (a mulher mais alta do Brasil) vem de uma família marcada pela altura, seu pai tinha 2,40m e sua avó 1,90m.

3-Os bebês têm as pernas arqueadas quando começam a andar. A partir dos 18 meses, verifica-se o contrário... Os joelhos parecem tocar-se!

À medida que a criança cresce, e na maioria dos casos, as pernas irão adquirir um aspecto normal.

Contudo... se a deformidade for exagerada, cabe ao ortopedista decidir se está dentro da normalidade e a orientação a seguir.

Nenhum comentário: